domingo, 26 de abril de 2009

TRABALHO ESCOLAR INCLUI E VALORIZA


CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 26 DE ABRIL DE 2009


Na aldeia caingangue da Parada 25, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, a escola desenvolveu diversas atividades alusivas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. Franciele, de 11 anos, ingressou na instituição aos 9 anos e gosta de estudar. Já Josiane, 8 anos, prefere trabalhos manuais, como a confecção de cestos, mas também revela gosto pelos estudos.O professor Zaqueu Claudino explica que o local é ponto de referência para a comunidade e oportunidade de contato com outras culturas. 'É um espaço para o aprendizado da cultura, da língua e da arte', relatou. A escola possui 42 alunos com idades entre 4 e 15 anos. Eles têm ainda aula de língua indígena, língua portuguesa e matérias como História e Ciência. Ele observa que, a partir da 3ª série do Ensino Fundamental, o estudante começa a ter mais contato com o currículo regular, para prepará-lo para o Ensino Médio. Com orgulho, Claudino conta que a aldeia, onde moram 37 famílias, já possui cinco universitários. 'Precisamos mostrar para a sociedade que somos capazes. Trabalhamos em sala de aula com a valorização do povo indígena', informou.

Um comentário:

  1. Eu já visitei essa aldeia. Foi muito estranho para mim naquele momento ver os índios morando numa casa feita de alvenaria, com todas as comodidades do homem branco. Nós ainda temos a ideia de que o índio deve morar em ocas, no meio do mato. Mas mesmo assim, eu penso que eles tem uma cultura própria e a forma como tratamos nossa moradia, eles ainda não conseguem assimilar. Está nas raízes. Eu senti como se fosse uma afronta a sua cultura. Claro que sei das suas necessidades. Eu tinha muitas fotos, mas andei perdendo tudo o que tinha no meu computador no início do ano, por isso não tenho como comprovar, mas até vou ver se tenho na escola alguma foto desta aldeia.

    ResponderExcluir