quarta-feira, 22 de abril de 2009

Conferência Municipal de Educação Indígena - Manaus



Educação Indígena
15/04/2009 17:32
Conferência propõe melhoria





http://www.pmm.am.gov.br/noticias/manchete/educacao-indigena

Foto: Altemar Alcantara / SEMCOM



Revitalizar a língua materna, saberes e tradição dos povos, contribuir na formação do cidadão fortalecendo a participação da comunidade e o exercício da cidadania no controle e na aplicação dos recursos públicos além da formação inicial e continuada do professores indígenas foram algumas das propostas apresentadas nesta quarta-feira, 15, pelos professores, pedagogos e alunos de várias etnias das zonas rural e urbana de Manaus durante o encerramento da 1ª Conferência Municipal de Educação Indígena, que foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
As propostas apresentadas pelos Grupos de Trabalho no evento irão fazer parte de um documento que será apresentado na Conferência Regional, a ser realizada de 18 a 21 de maio em Manaus, e serão encaminhadas à Conferência Nacional, que vai acontecer em Brasília/DF em 2010.
No primeiro dia da Conferência Municipal, dia 14, foram formados os eixos temáticos e posteriormente constituídos cinco grupos de trabalho que desenvolveram os seguintes temas: Educação Escolar, Territorialidade e Autonomia dos Povos Indígenas, Práticas Pedagógicas Indígenas, Participação e Controle Social, Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena e Diretrizes para Educação Escolar indígena. Cada tema trabalhado contou com três perguntas básicas que foram respondidas pelos 12 integrantes de cada grupo como: Porque queremos a Escola Indígena? O que conquistamos? O que temos hoje? O que precisamos para avançar?
Dentre as propostas apresentadas na conferência estão: Revitalizar a língua materna, saberes e tradição dos povos; contribuir na formação do cidadão, fortalecendo a participação da comunidade e o exercício da cidadania no controle e na aplicação dos recursos públicos; formação inicial e continuada do professor indígena; dinâmicas didático-pedagógicas que respeitem a cultura do povo; currículo próprio para as escolas indígenas; continuação dos conhecimentos dos antepassados; ensinamento das práticas da cultura materna, entre outros temas relacionados.
Foram discutidos também os avanços conquistados na Educação Escolar Indígena pela Semed como: O Núcleo de Educação Indígena e a contratação de professores; Valorização da cultura indígena e reconhecimento dos direitos indígenas; Revitalização da língua e da cultura indígena, entre outros.
Atualmente a Semed conta com nove educadores que trabalham com a Educação Indígena Escolar no município. O coordenador dos educadores é Raimundo Cruz da Silva, que está convencido das melhorias que surgirão para a área. “Nós debatemos o que podemos avançar na educação indígena. Nossa pretensão é no futuro termos professores e escolas indígenas com uma educação específica no município de Manaus”, contou.
A Semed na trabalha na zona rural com escolas municipais localizadas no rio Negro, na boca do rio Cuieiras. São aproximadamente 300 alunos das etnias Cambebá, Dessana, Baré, Baniwa e Kokama.
Para o representante da etnia kKmbeba na Escola Municipal Três Unidos, Valdemir da Silva, 50, (cacique Triucuchury Taxira), o evento foi importantíssimo para as mudanças do povo indígena. “É um avanço que desejamos tanto de ter uma escola diferenciada para nosso povo e ter o professor para revitalizar o que perdemos ao longo do tempo e isso nós vamos conseguir tendo uma pessoa própria da etnia”, completou.
Segundo a representante da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio negro – AMARN, Jucimeire Trindade Serra da etnia Wanano, as proposta apresentadas no evento servirão para melhorar a educação que é praticada hoje com os indígenas. “Tudo isso é fundamental para todas as comunidades aqui de Manaus e as outras localizadas no rio Negro. Nós precisamos ter um educador suplente e a merenda escolar que é necessária para os nossos alunos que vão à escola para adquirir mais conhecimentos”, concluiu.


Informações: Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação
Telefone: 3643-6908

4 comentários:

  1. Olá pessoal!
    O site demonstrado é rico em informações sobre todos os tipos de tribos e suas características. Daria uma matéria rica em aprendizagens com os alunos. Vou colocá-lo no site de minha escola.
    Obrigada.
    Abraços,
    Rosali.

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  2. Oi gente!
    Conseguimos que o avô de uma aluna, que é índio, fosse dar um depoimento lá na nossa turma.
    Ele escolheu falar sobre as crianças.
    Meus piolhinhos ficaram impressionados em saber que as crianças indígenas são cuidadas por todos da comunidade com muito respeito, sem castigos nem violências e que os mais velhos, através de lendas e narrativas vão ensinando os valores, costumes e crenças do seu povo para as crianças.
    Essas, quando fazem sete anos, começam a ajudar nas tarefas menores, com cuidar dos irmãos mais novos, espantar as aves das plantações, etc. Por volta dos nove anos, meninos e meninas começam a aprender com os mais velhos as tarefas próprias do seu gênero.
    Meus alunos ficaram encantados!
    bjs no coração, Mara.

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  3. Mara, que legal essa ideia! Eles devem adorado a experiência mesmo!

    Um abraço,

    Janaína

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  4. Rosali,

    descobri o site faz pouco tempo e achei ótimo! Legal tu compartilhar no teu blog também, vamos ampliar essa rede!

    Um beijo

    Janaína

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