segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cota para negros perde força na Comissão de Constituição e Justiça

Cota para negros perde força na Comissão de Constituição e Justiça

13/04/2009 - 07:31 - Congresso em Foco

Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tentam esta semana chegar a um acordo para aprovar o projeto de lei que estabelece 50% de cotas nas universidades federais para estudantes de escolas públicas. Ainda falta consenso, mas a proposta de reservar parte das vagas para negros perde força entre os integrantes da comissão, onde o projeto tramita em caráter terminativo.

A relatora da proposta, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), afirma que não vai retirar do seu parecer final o critério racial das cotas. Mas, se depender do presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), e de um grupo ligado a ele, o projeto só será aprovado sem a reserva de vagas estabelecidas por critério étnico.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/04/13/cota+para+negros+perde+forca+na+ccj+5492001.html


Para saber mais sobre o assunto......

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=89504&codAplicativo=2


Um comentário:

  1. Depois de muito refletir, após participar de palestras - nas quais 99% dos palestrantes eram favoráveis as cotas segundo critério racial - minha posição é de contrariedade aos projetos como se encontram. Como ficam os brancos de camadas sociais paupérrimas? E os índios nas mesmas condições de abandono? Sou a favor, em primeiro lugar, de uma escola de qualidade. Já me disseram que as cotas por raça são uma política reparadora por anos de escravidão. Hummmmmmm, será? E se elas devem ser chamadas de cotas "por raça", como ficam as demais? Que venham as cotas para os comprovadamente pobres!

    ResponderExcluir