Unicef lança no PA cartilha voltada para o ensino fundamental indígena
da Agência Brasil
O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lança nesta quarta-feira a primeira cartilha bilingue da etnia Tembé, durante a realização do Fórum de Secretários Municipais de Educação, no Hangar, em Belém (PA). A cartilha é voltada para o ensino fundamental indígena.
Na ocasião, a Secretaria de Educação do Pará anuncia a construção, ainda neste ano, de 17 escolas indígenas de ensino médio. Três delas serão na Terra Indígena Turé Mariquita, em Tome-Açu, nas aldeias Tembés de Caramiri, Cuxiumiri e Aldeia Nova, que vão atender 88 alunos.
Tembé Ténêtéhar (índio) é o nome da cartilha. Em pouco mais de 140 páginas são contadas histórias, é descrito o alfabeto fonético com base na língua Tupi e o alfabeto tendo como referência o tupi guarani. A cartilha também propõe atividades pedagógicas para o desenvolvimento da escrita em português e no tupi.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u505855.shtml
Bem interessante esse espaço de construção. Já tentei comentar anteriormente, mas para varia, não havia conseguido. Hoje fui mais feliz,hehehehe!
ResponderExcluirGostaria de parasbenizr o professor e tutores pela iniciativa.
Na revita Escola também há uma reportagem bastante interessante falando sobre a educação indígena e iniciativas que estão sendo tomadas. Como estou trabalhando etnia deixei a revista lá na esc0la e não posso dar maiores esclarecimentos, porém se alguém tiver oportunidade não deixe de ler, eu recomendo.
Abraço.
Olá pessoal, espero a partir de agora comentar como Neuza
ResponderExcluirOps, ainda não foi possível!
ResponderExcluirHehehehe... Neuza!
ResponderExcluirPara sair com o comentário no teu nome tu tens que logar primeiro no blog que foi feito com o teu nome.
Se ele foi feito com o nome Baixinha, vai aparecer sempre Baixinha!
Bjs no coração, Mara.